quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CONSULTA À PALAVRA PODE SER CONSIDERADA DOUTRINA BÍBLICA?

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.Hebreus 4:12

Gostaria de  dar uma palavrinha aos meus queridos leitores sobre CONSULTA À PALAVRA. Todos sabem que é prática rotineira na ICM. Usam-na para tudo: no "culto profético", na aquisição de algum bem, na vida sentimental dos irmãos, para batizar-se, em viagens, e em contrabando de eletrônicos (sim senhores, os patifes da cúpula ocultista prostituída tiveram a cara de pau de afirmar à imprensa que foi Deus quem orientou a compra dos equipamentos de transmissão do xatélite maldito, canal de formatação e lavagem cerebral. Deus aprova atos ilícitos agora?).
Vamos raciocinar juntinhos, vocês e eu. 
Qual a sistemática da "consulta à palavra" ensinada na ICMística?
No "culto profético": reunido o grupo de assistência do dia na salinha, meia hora antes do culto propriamente dito, clama-se pelo sangue de Jesus (sic), se não o pré culto não pode acontecer; depois, várias visões e revelações são apresentadas. Cada uma delas é "consultada", primeiro clamando pelo sangue de Jesus de novo. Após, cada pessoa presente, randomicamente, abrindo sua Bíblia, lê um versículo. Devem ser lidos somente três textos. Se os três derem positivo, ou ao menos dois deles, o dom é do Senhor; se todos derem negativo, não é do Senhor. Há casos em que um é negativo, o outro é positivo e o terceiro é neutro, dá confusão.
Nas demais áreas da sua vida: o método é o mesmo. A diferença está em que você vai perguntar algo a Deus, e num momento de intimidade, tipo no quarto, na cozinha, no banheiro... Nunca se esqueça de clamar pelo sangue de Jesus, senão Deus não lhe responderá.
Eu vivi tudo isso durante muito tempo. Um dia, porém, abandonei essa prática, pois sentia que estava me trazendo mais prejuízos que benefícios. Resolvi aboli-la definitivamente, no que tangia à vida pessoal, mas continuei no culto profético, por obrigação.
Bem, caríssimos, a essência de tudo é que não encontramos evidências plausíveis que consubstanciem tal doutrina. A ICMística se autoproclama como igreja seguidora da igreja do século I da era cristã. E se formos ler Atos dos Apóstolos e as epístolas seguintes, não encontraremos consulta à palavra, muito menos da forma praticada pelos maranatas, até porque na época não havia a bíblia, do modo como a conhecemos hoje. Seguindo o raciocínio, a Maranata não está autorizada a proceder a tal consulta, a menos que pare de se comparar a igreja dos primeiros cristãos, ou imite-a integralmente.
Se a pessoa deseja batizar-se: neste ponto, compartilho um texto esclarecedor do site celeiros, o qual indico a todos, pois tem vários estudos muito bons por sinal.
Por essa prática [consulta à palavra], Deus tem que ficar à disposição do homem, em todo o tempo, para respondê-lo na hora que ele desejar e sobre qualquer assunto, mesmo que a matéria esteja previamente revelada e autorizada pela palavra de Deus. Por exemplo, a bíblia nos ensina que a decisão do batismo nas águas é do homem que deseja ser batizado, bastando apenas que ele tenha sido devidamente informado sobre quem é Jesus (vida, obra e proposta de salvação) e esteja convencido de que é isso que ele deseja para si.
Mesmo assim, a ICM utiliza critérios outros que podem impedir o batismo. E mesmo depois de atendidos os citados critérios o homem ainda não pode ser batizado. Ele tem que passar por uma “consulta à palavra de Deus” para que se tenha a autorização divina de seu batismo.
Outro exemplo: a mulher que deseja se batizar na ICM, mas que utilize calça comprida, simplesmente não terá seu nome submetido à “consulta”, mesmo que ela atenda ao critérios bíblicos para ser batizada. Somente depois que ela passar vestir somente saia ou vestido é que será considerada apta ao crivo da “consulta à palavra de Deus” para saber se Deus permite que ela seja batizada. Evidentemente, isso não confere com os ensinamentos bíblicos sobre o assunto, senão vejamos.
“34 Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? 35 Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. 36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? 37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, Filipe batizou o eunuco.” (Atos 8:34-38 RA)
Assim, pelo método criado pela Igreja Cristã Maranata, o critério bíblico “revelado e explícito” não é suficiente. A palavra de Deus perde completamente o seu valor neste caso.
Preocupante, não? Por causa de uma doutrina discutível, vidas aptas a se batizarem nas águas dependem de um sim ou não de um deus boneco, que só sabe verbalizar essas duas palavras. É ou não é antibíblico? Ou melhor dizendo, satânico?

Amados, a isto podemos chamar adequadamente de Bibliomancia.
Bibliomancia é a junção de duas palavras gregas: BIBLIO, livro, e o sufixo MANCIA, adivinhação. Por definição, a bibliomancia é ADIVINHAÇÃO ATRAVÉS DE LIVRO ABERTO AO ACASO. Interessante a colocação do pastor Sólon sobre a "consulta à palavra":
Consultar a palavra de Deus, caracteriza uma baixa compreensão do Velho Testamento e indica uma fuga dos princípios do Novo Testamento, além de anular por completo o dom do discernimento de espíritos (1 Cor 12:10). Esse dom não é o que comumente fazem dele: um dom de compreensão ou interpretação de visões. Discernimento de espíritos é a capacidade para, sem qualquer outro auxílio, identificar uma ação do Espírito Santo de Deus ou de outro espírito qualquer, seja humano ou maligno.
Ora, se para saber se uma “visão” procede do Espírito Santo de Deus alguém faz uma consulta bíblica aleatória, julga o versículo sorteado e em seguida tenta interpretar a “visão’’, para que servirá, então, o dom de discernimento de espíritos?
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.1 Coríntios 12:9-11
Ora, o discernimento de espíritos é um recurso dado por Cristo à Igreja  para reconhecer quando uma ação é do Espírito Santo, do homem ou até mesmo de Satanás. Este é o  seu verdadeiro significado, e não abrir a Bíblia, perguntando se a "visão" ou revelação procede de Deus, se é para o momento, abrir em três textos, lê-los e asseverar se POSITIVOS ou NEGATIVOS...

A PRÁTICA DA BIBLIOMANCIA CONSTITUI-SE EM ORÁCULO DAS DIVINDADES.


A adivinhação (mancia), seja qual forma for, é condenada por Deus. Constitui-se em pecado, devido a sua natureza ocultista. Bibliomancia e IChing ou Livro das Mutações são os métodos mais usados na consulta às deidades.


I CHING no site da globo.com



As artes divinatórias mais conhecidas são

  • Quiromancia: arte de predizer o futuro lendo as mãos
  • Necromancia: arte de consultar os espíritos dos mortos
  • Hepatoscopia: arte de se consultar a divindade através do exame do fígado de animais mortos
  • Cleromancia: arte de adivinhar o futuro interpretando cartas de baralho

Falando em hepatoscopia, as Escrituras registram que os babilônios já a conheciam e a praticavam. Confira:
Tu, pois, ó filho do homem, propõe dois caminhos, por onde venha a espada do rei de Babilônia. Ambos procederão de uma mesma terra, e escolhe um lugar; escolhe-o no cimo do caminho da cidade. Um caminho proporás, por onde virá a espada contra Rabá dos filhos de Amom, e contra Judá, em Jerusalém, a fortificada. Porque o rei de Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado.
Ezequiel 21:19-21
A hepatoscopia, juntamente com outros métodos de adivinhação como a astrologia, por exemplo, eram bastante utilizadas pelos babilônios no conhecimento de eventos futuros.

o o o

A bibliomancia é a abertura de um livro aleatoriamente (principalmente a Bíblia, não apenas ela) e, direcionando os olhos a um texto qualquer, o mesmo será a suposta resposta à questão sobre a qual  se deseja interrogar.
Há tempos atrás, convidada por vizinhos evangélicos, fui à igreja deles (não recordo mais o nome), dessas neopentecostais. Pois bem, logo na entrada, havia um balcão à mão direita, e sobre o mesmo uma caixinha com vários papéis quadradinhos, sendo que em cada uma havia um salmo. A pessoa que se achava ao balcão me interpelou e pediu para que eu tirasse um papel, sob o argumento de que Deus falaria comigo...

Que passagens bíblicas, de interpretação manipulada, levaram a cúpula obrática a implementar a "doutrina" biblioman... ops, consulta à palavra? Dentre muitas, destaco:
TEMPO DE MOISÉS
Levemos em conta que, no Velho Testamento, de forma geral, o povo consultava a Deus por meio dos profetas. No tempo de Moisés, os israelitas apresentavam-lhe suas demandas para que as julgassem, segundo os estatutos e as leis divinas. Tal é a essência da consulta a Deus neste caso.
 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol? Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.(Êxodo 18:14-16 RA)

URIM E TUMIM
As luzes e as perfeições.
Assista ao vídeo http://youtu.be/kNa33Zivvvo


Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação. (Números 27:18-21 RA)
Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. (1 Samuel 28:6 RA)
Segundo o estudo do pastor Sólon:
Por essa passagem, já podemos nos certificar que o Urim e Tumim não eram instrumentos que falavam por si sós, além do que não obrigavam a uma resposta sempre que fossem usados.
Referida passagem é suficiente para mostrar que a mensagem de Deus dependia de uma instrução dada à mente do Sacerdote e não consistia em apenas um “sim” ou “não”, afastando, desse modo, a crença de que o Urim e Tumim seriam pedras de cores diferentes “jogadas” como dados. Se fosse assim, Saul teria necessariamente uma resposta, mas não teve.
Ou seja, o Urim e Tumim não se prestavam a apenas responder sim ou não. Sendo colocado sobre o éfode, transmutavam-se em sinal da investidura do sumo sacerdote para entrar diante do Senhor no tabernáculo erguido no deserto, a fim de ouvir as Suas palavras,  e as transmitir aos israelitas.  

AS CONSULTAS DE DAVI

Levando em consideração que constantemente é propagada que a ICM é "Obra de Davi", nada mais óbvio embasarem a consulta à palavra nos textos onde Davi consulta ao Senhor (de forma genuína). Só que há um problema nesta associação: em todas as ocorrências verificadas, nenhuma é de cunho pessoal, nem mesmo aquela em que Davi é acolhido pelo sacerdote Aimeleque, para se esconder de Saul, pois tratava-se da preservação da vida do futuro rei de Israel.
No tempo de Davi, onde há o maior número de registro desse tipo de procedimento, notaremos que todas as consultas foram feitas em relação a alguma questão nacional, de vida ou morte, tal como ocorrido na passagem de Juízes 20:18. O livro de Samuel traz mais luz sobre esse tipo de prática e esclarece, inclusive, qual era o instrumento utilizado nas consultas – o profeta ou o Sumo Sacerdote, visto que havia orientações nas respostas que não poderiam ser transmitidas pelo simples lançamento de sorte:
"(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente)." (1Sm 9:9)

Algumas passagens:

E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras. E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila. Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus. Então Davi tornou a consultar ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão. 1 Samuel 23:1-4
E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.1 Samuel 30:7-8
E sucedeu depois disto que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom [para ser ungido rei; confira 2 Samuel 2.4]. 2 Samuel 2:1 
NOVO TESTAMENTO - A ESCOLHA DE MATIAS
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.Atos 1:21-26
Pertinente a colocação do pastor Sólon acerca da escolha de Matias por meio de lançamento de sortes. Vejamos.
É interessante que os apóstolos escolheram dois, mas não sabemos quantos se encaixavam nos critérios que eles mesmos definiram. Ora, por que eles não submeteram o critério a Deus? Será que Deus queria escolher um daqueles dois? Mas, como eles lançaram sortes, um deles seria escolhido, mesmo que nenhum dos dois fosse o escolhido de Deus. Fazendo assim, os apóstolos deixaram Deus sem outra opçãoEles fizeram o que acharam melhor e, do modo como ficou registrado no livro de Atos, parece que foi essa a escolha de Deus. Apenas parece.
Quando forçamos Deus a falar na hora que queremos, corremos o risco de agir segundo os nossos intentos achando que estamos cumprindo a vontade de Deus. Somente o desdobramento das situações da vida é que confirmarão, ou não, se a nossa escolha estava de acordo com a vontade de Deus.

Coloque uma coisa na sua cabeça: a consulta à palavra não é doutrina, e menos ainda bíblica. Insere-se na categoria da adivinhação. A partir do momento em que você, fechando os olhos, abre a Bíblia depois de fazer uma pergunta, seja qual for, "caindo" em determinado versículo, corre sérios riscos de ser enganado porque pensará ser aquele texto a resposta definitiva à questão proposta. Os espíritos malignos estão aí para isso mesmo.
Quando frequentei as "aulas" para o batismo nas águas (outra forma de lavagem cerebral), o ministrante nos contou a seguinte história: Havia certo homem o qual estava com sérios problemas. Consultou então para saber se o Senhor permitia que se suicidasse. Não recordo qual o versículo lido. Lembro somente que, não satisfeito, consultou novamente. A resposta foi: "O que tens que fazer, faze-o depressa". O resultado não sabemos, mas podemos imaginar...
Amados, reparem como a bibliomancia  traz prejuízos e nenhum benefício.
Conclamo a todos os praticantes que parem imediatamente com isso. Não sejam tais quais meninos inconstantes, levados pelos ventos de doutrinas falsas. Deem lugar ao Espírito Santo de Deus, através da leitura das Escrituras, mas sem alegorizações, por favor!

Paz.



 










O post foi baseado no estudo bíblico Consulta à palavra de Deus: bibliomancia.