quarta-feira, 30 de abril de 2014

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS: UMA GRAVE DISTORÇÃO DAS ESCRITURAS (Parte 1)

Breve Relato Sobre O Movimento Pentecostal Através Dos Tempos

Os movimentos pentecostais sempre existiram. Desde o séc.II, a história vem registrando este fato. O primeiro movimento de que se tem notícia é o montanismo. O nome deriva de Montano, que começou a pregar por volta de 155 A.C. na Frígia. Acompanhado de duas mulheres, afirmando todos serem profetas, anunciaram, embasados no Evangelho de João, o início do último e mais elevado estágio da revelação, a "era de Parácleto" [palavra grega cujo significado é Consolador, Advogado].
Montano deu bastante ênfase aos dons espirituais, sobretudo a profecia, juntamente com a escatologia. Colocou-se contra o mundanismo e formalismo dentro das ekklesia, e a dependência aos líderes em detrimento do Espírito Santo. Devido à pretensão de possuir superiores revelações, além de ser considerado fanático, foi duramente rejeitado. Outras manifestações semelhantes surgiram nos séculos seguintes dentro de grupos menores e/ou dissidentes.

Avançando quase dois milênios no tempo, o fenômeno carismático, como o conhecemos modernamente, teve sua gênese nos anos 1900-1901, com Charles F. Parham. Ele pregava a cura através da fé. Um pouco mais tarde (1906), o movimento pentecostal ganhou impulso mediante o trabalho de William J. Seymour e sua missão da Rua Azuza, onde os cultos eram barulhentos e estranhíssimos.  As primeiras igrejas pentecostais foram a Assembleia de Deus e o Evangelho Quadrangular, nos Estados Unidos.

Já a renovação carismática é o resultado da penetração do movimento pentecostal nas denominações tradicionais e na ICAR a partir dos anos 50. A ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno) foi a primeira associação a implementar esse movimento.

Nos anos 60, houve o surgimento das igrejas neopentecostais. É também conhecido como Movimento dos Sinais e Maravilhas. Seus expoentes são Peter Wagner, John Wimber e a Vineyard Christian Fellowship. Na
Igreja Vineyard de Toronto, as manifestações são riso santo, rugidos e sons de animais. No Brasil, são exemplos desse grupo a Igreja Universal do Reino de
Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Deus é Amor dentre outras.

Início no Brasil:
É tradicionalmente aceito que o início do pentecostalismo no Brasil deu-se com os suecos, naturalizados americanos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, quando chegaram a Belém, em 1910. Segundo se conta, vieram para cá por ordem direta de Deus. Não sabendo onde ficava o Pará, procuraram-na no mapa de uma biblioteca. Após localizarem, trataram de partir, mesmo dispondo de quase ou nenhum dinheiro para se manterem numa. terra a qual lhes era inteiramente desconhecida.
Gunnar Vingren e Daniel Berg nasceram sob tempos difíceis. Entre 1867 e 1886, mais de quatrocentos suecos deixaram o país por causa da fome e falta de emprego. A maioria imigrou para o meio leste americano. Daniel viajou para lá em 1902, com 18 anos, e Gunnar, no ano seguinte,
com 24. Ambos se conheceram em Chicago, no ano de 1909, na igreja sueca que frequentavam em Chicago. Em uma conferência realizada na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, Gunnar
passou pela experiência do chamado batismo com o Espírito Santo e falou em línguas. Desta feita, diante da rejeição da maioria dos membros, teve que assumir o pastorado de outra igreja, desta vez em South Bend, transformando-a numa igreja pentecostal.
Adolf Ulldin, membro da congregação, anunciou-lhe o que ouvira da parte de Deus a respeito de seu ministério. Daniel, indo visitar Gunnar, ouviu a mesma profecia. Crendo que estariam de fato obedecendo à ordem celestial, partiram para Belém no dia 5 de novembro de 1910, chegando duas semanas depois, justamente na época do declínio econômico causado pela queda da produção da borracha, em face da concorrência asiática.
Aqui moraram no porão da Igreja Batista situada à época na Rua João Balby, bairro do Umarizal; depois, na casa de Adriano Nobre, presbiteriano, em Boca do Ipixuna, às margens do rio Tajapuru.
Após algum tempo, voltaram ao porão da João Balby, já falando um pouco de português. As irmãs Celina e Maria de Nazaré Albuquerque creram na mensagem pentecostal. Foram batizadas com o Espírito Santo. A novidade carismática de principio não foi vista com bons olhos.Resultou na expulsão de Daniel, Gunnar e mais 19 pessoas da Batista.
Assim, nasceu a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911. Em 11 de janeiro de 1918 foi registrada oficialmente como Assembleia de Deus, a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira (apesar de fundada por suecos [não confundir com a homônima americana]). Iria, dali em diante, tornar-se a maior igreja pentecostal mundial.

Fontes:
http://www.mackenzie.com.br/7074.html

http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/331/gunnar-vingren-e-daniel-berg-os-pioneiros-das-assembleias-de-deus

http://noticias.gospelmais.com.br/gunnar-vingren-daniel-berg-historia-fundadores-assembleia-deus-22963.html

Um comentário:

  1. Eu já sabia que os dois missionários não tinham sido eles que fundaram e trouxeram o pentecostalismo ao Brasil até porque como dizem o artigo a cima isso já existia bem antes dos dois chegarem ao Brasil foi uma farsa de fato.

    ResponderExcluir