terça-feira, 27 de maio de 2014

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS: UMA GRAVE DISTORÇÃO DAS ESCRITURAS (Parte 6)

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)
A Renovação Carismática, iniciada na década de 60, nada mais é do que a imitação do movimento pentecostal, tendo como objetivo principal atrair os fiéis, agora embandeirados nas fileiras das igrejas evangélicas, de volta à Igreja de Roma. Na verdade, verifica-se que nenhum dos dogmas da ICAR sofreu qualquer tipo de alteração, a ponto de alguma delas ser suprimida; quando muito, houve apenas ajustes superficiais, de modo a não afetar substancialmente a prática católica. Conforme a Wikipédia, este movimento espalhou-se por todo o mundo a partir dos EUA; influenciada pelo Movimento Carismático episcopal protestante, ligado à Igreja Anglicana, seu viés é inteiramente ecumênico, apesar de, como dito anteriormente, manter inalterados seus dogmas.
A RCC fundamenta-se mais na
experiência pessoal com Deus e menos na leitura e compreensão das Escrituras (tal qual o movimento pentecostal).
Característica e doutrina
A RCC afirma seguir a Bíblia, o Catecismo, a intercessão dos santos e a veneração mariana. Nas reuniões dos Grupos de
Oração, encontros e retiros há o louvor e a adoração; são realizadas empolgadas pregações e palestras. Em fidelidade à Igreja, apregoa ser o pecado a  fonte de todos os males existentes na sociedade. Portanto, ganância,  egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade tornam-se suas consequências [de acordo com a visão católica].
CRÍTICAS À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA
A RCC nem sempre foi bem vista dentro da própria ICAR. Muitos teológos tecem críticas, por vezes ácidas, a esse movimento, chegando a denominá-lo de herético. Concordam que a RCC vai de encontro às doutrinas católicas.
"É claro que a prática carismática como ensina a RCC inexiste na Igreja. Ao revelar-se, desde Abraão até S. João Evangelista, Deus Nosso Senhor nos deixou tudo o quanto nos era necessário à salvação. É o que a Igreja chama de Depositum Fidei, de forma que dele se tira tudo e nele tudo o que é perfeitamente católico." (padre Marcelo Tenório)
No blog da Associação Santo Atanásio há um texto que começa assim: "Nosso objetivo é provar
que esse movimento é de origem herética e protestante que se
infiltrou dentro da Igreja e tem causado rastros de destruição.
Queremos, com a graça de Deus, demonstrar que os católicos não podem participar dessas reuniões por serem contra a Doutrina Imutável da Igreja. Se alguém, leigo ou clérigo, não concordar com os artigos aqui publicados, pedimos para que apresentem seus argumentos em favor desta seita. Mostrem e provem, com argumentos sólidos, da Sagrada Escritura, do Magistério, dos doutores e teólogos a catolicidade desse movimento." (ênfases nossas) O mais interessante e revelador está neste texto de Pe. Serafim Rose (1934-1982), monge ortodoxo da antiga tradição: "'espetacular renovação carismática' dos dias atuais não é
apenas um fenômeno que envolve excesso de emocionalismo e revitalização protestante — embora esses elementos estejam também fortemente presentes — mas é o trabalho de um 'espírito' que pode-se invocar para operar
'milagres'. Questão que tentaremos responder (...) é quem ou o que é este espírito? Como cristãos Ortodoxos nós sabemos que não é apenas Deus que opera milagres — o demônio tem seus próprios 'milagres', e de fato ele pode e imita virtualmente todo milagre genuíno de Deus." (ênfase nossa)
Como se vê, nem mesmo entre eles há concordância acerca da Renovação Carismática, pois que fere dogmas tradicionais católicos.
REFUTANDO A RCC À LUZ DAS ESCRITURAS
A refutação não abrangerá o arcabouço doutrinário da ICAR. Isto será tratado em ocasião futura. A abordagem visitará sim alguns pontos cruciais, naquilo que toca à Obra do Espírito Santo.
(continua)
Fontes:
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Renovação_Carismática_Católica
http://www.padremarcelotenorio.com/2011/07/rcc-origem-e-catolicidade-i.html?m=1
http://associacaosantoatanasio.blogspot.in/2013/02/a-renovacao-carismatica-catolica.html?m=1
http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/charismatic_revival_s_rose_p.htm